Resumo:
Com a crescente evolução tecnológica, o computador se tornou uma ferramenta
bastante expressiva no contexto social, inclusive no ambiente escolar, aonde tem
proporcionado importantes resultados ao processo de ensino e aprendizagem.
Sendo assim, é imprescindível a constante atualização de tecnologias que
aprimorarem esse processo oportunizando maior realismo e motivação, para o
alunado, a partir de interações tangíveis. A tecnologia de Realidade Aumentada
destaca-se, nesse contexto, na medida em que potencializa o ambiente real do
usuário, misturando-o com objetos virtuais tridimensionais estáticos e animados, que
podem ser manipulados a partir de um marcador apresentado na frente do webcam
de um computador. É importante a atenção para essa nova tendência, pois a
educação e a sala de aula podem se moldar em um espaço bastante diversificado e
atrativo para o alunado, principalmente ao abordar conteúdos de Física, que
atualmente tem apontado como “disciplina repúdio”. Dessa forma, o presente
trabalho visa abordar as potencialidades dessa emergente tecnologia na educação
descrevendo suas características e peculiaridades que podem trazer resultados
significantes ao aprendizado dos alunos, inclusive dos conceitos físicos. Para
obtenção de dados para análise, foi realizado por estudantes de pós-graduação da
UEPB, uma avaliação do software SimulAR, o qual foi desenvolvido por alunos do
curso de Computação da própria instituição.
Descrição:
SILVA, A. da
Realidade Aumentada: Recurso multimidiático e sua
contribuição no processo de ensino aprendizagem. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.