Resumo:
A aliança entre tecnologia e educação pode beneficiar todos os envolvidos no processo de
ensino e aprendizagem, pois proporciona o acesso à informação de forma lúdica e interativa.
Neste sentido, a tecnologia de Realidade Aumentada surge como uma alternativa de baixo
custo no ensino de conteúdos de Física. Devido a suas características, esta tecnologia aparece
como uma possível alternativa para a dinamização e facilitação do processo de ensino e
aprendizagem. Este trabalho descreve o desenvolvimento, aplicação e avaliação do software
SimulAR, que apresenta o comportamento de projéteis em determinados fenômenos físicos,
visualizados em três dimensões, com a utilização da Realidade Aumentada. Os resultados da
validação e aplicação de questionário ressaltam as potencialidades pedagógicas do software.
Descrição:
FERREIRA, D. dos S. Simular: desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de Física com base na tecnologia de realidade aumentada. 2011. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.