Resumo:
O aprimoramento tecnológico das redes sem fio em conjunto com a melhoria nos dispositivos
móveis permite que surjam diversas possibilidades de uso dessas tecnologias. A computação
ubíqua propõe a mudança de paradigma, no qual as estações de trabalho deixariam de ser
fixas e passariam a conciliar mobilidade com funcionalidade. As possibilidades que emergem
desse paradigma precisam ser interpretadas e conectadas ao contexto educacional. O
letramento digital pressupõe a apropriação das tecnologias com o objetivo de utilizá-las no
desenvolvimento de práticas sociais nos meios digitais. Com base nas possibilidades
educacionais da computação ubíqua, este trabalho compõe-se de um delineamento
bibliográfico sobre as potencialidades da computação ubíqua como recurso no contexto
educacional através de uma caracterização do letramento digital e da discussão acerca das
potencialidades e recursos para uso dela no cenário educacional, juntamente com uma
apresentação das possibilidades de utilização dos smartphone como plataforma para
aplicação parcial da computação ubíqua na atualidade.
Descrição:
ANDRADE, R. M. de.
Computação ubíqua como suporte ao letramento digital.
2010. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.