Resumo:
Esse artigo apresenta o projeto de trabalho Webdesign no Curso Técnico em
Informática Integrado ao Ensino Médio: Uma Proposta Interdisciplinar, desenvolvido
na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Hortênsio de Sousa
Ribeiro, em Campina Grande-PB, durante o primeiro e segundo semestres de 2009.
Participaram do estudo 21 alunos, turma “A”, da segunda série do ensino médio, do
referido curso. O professor da disciplina Webdesign utilizou ferramentas específicas,
referentes à área de estudo como também conteúdos das disciplinas História,
Geografia, Matemática e Artes. O caráter interdisciplinar norteou o percurso das
atividades trabalhadas com os estudantes. Na primeira etapa, realizou-se a análise
crítica de sites já publicados e disponíveis na internet, considerando, em cada um, o
uso das cores e a influência delas na ação e no entendimento do internauta, além
dos objetivos, do foco no público alvo. Posteriormente, realizou-se debates em sala,
ressaltando-se os pontos positivos e negativos de alguns sites. Após essa fase,
aplicou-se os conhecimentos, construídos, no decorrer do ano letivo sobre
Webdesign e Comércio Eletrônico, para criar sites com temas livres que serviram
para motivar inicialmente e para introduzir técnicas e estratégias de marketing,
utilizados na Web,utilizando-se da dinâmica de divisão em grupos. Na fase final,
realizou-se pesquisa sobre tópicos ligados ao tema Diversidade Cultural Brasileira.
Os representantes de cada grupo, mediados pelo professor da disciplina e aluno do
curso de Licenciatura em Computação, construiu-se um site com o referido tema.
Observou-se, durante o desenvolvimento das atividades, que os alunos
demonstraram satisfação, interesse, motivação e, sobretudo, desejo de estudar os
diversos conteúdos elaborados, gerando assim aprendizagem prazerosa, criativa e significativa.
Descrição:
GALVÃO, R. G.
Webdesign no curso técnico em informática integrado
ao Ensino Médio: uma proposta
interdisciplinar. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.