UEPB - Repositório Digital

Cordel na sala de aula: o itinerário de uma prática de leitura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Torres, Alba Lúcia Ferreira
dc.date.accessioned 2014-10-15T17:42:52Z
dc.date.available 2014-10-15T17:42:52Z
dc.date.issued 2014-10-15
dc.identifier.issn CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5615
dc.description TORRES, Alba Lúcia Ferreira. Cordel na sala de aula: o itinerário de uma prática de leitura. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisaa literatura de cordel como recurso didático-pedagógico nas aulas de Língua Portuguesa, na turma do 8º ano A, da Escola Estadual Senador Argemiro de Figueiredo, na cidade de Campina Grande –PB, no ano de 2013. Para refletir sobre esta questão, este trabalho tem por objetivo geral analisar que práticas pedagógicas foram utilizadas pela professora do componente curricular de Língua Portuguesa no projeto “Cordel na sala de aula” O Itinerário de uma Prática de leitura. Oestudo desenvolveu-se baseado nas abordagens teóricas sobre leitura proposta por Pietri (2007), Araújo (2007), Viana (2008), Alves (2003) e o conceito de práticas de leituras. Para esteestudo fiz uso da metodologia qualitativae do método interpretativista de análise reflexiva como caminho investigativo e por meio da técnica da entrevistacapturei narrativas (de cinco alunos), sendo um do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com faixa etária entre 15 e 17 anos e da professora do componente curricular de Língua Portuguesa. Os resultados, de forma geral, revelam que oprojeto “Cordel em Sala de Aula”,foi importante no despertar do gosto dos(as) alunos(as) pela leitura e produção de textos,mesmo que eles(as)tenham demonstrado inquietação, curiosidades e resistências, além de momentos de atenção e interesse durante as aulas e as atividades realizadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jussara Natalia Moreira Beléns pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Prática pt_BR
dc.title Cordel na sala de aula: o itinerário de uma prática de leitura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta