Resumo:
As tecnologias estão cada vez mais presentes na nossa vida, inserida em setores do
lazer, entretenimento e ainda timidamente na educação. Cada vez mais estão sendo
produzidos materiais que ajudam a escola a inserir os recursos computacionais na sua
proposta didática pedagógica. Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa
exploratória e de intervenção colaborativa. Apresenta a construção e aplicação de um
Objeto de Aprendizagem - OA, direcionado para o conteúdo de frações na disciplina
de matemática, seguindo as recomendações propostas pela Rede Interativa Virtual de
Educação – RIVED. O objetivo geral desse estudo é investigar sobre os processos de
aprendizagem na relação entre o computador e a matemática, tendo em vista que, a
linguagem do Objeto de Aprendizagem pode evidenciar caminhos significativos no
aprendizado dos alunos. E como objetivo específico, verificar se o OA desenvolvido
contribuiu no processo de aprendizagem dos alunos, especificamente no conteúdo de
frações, favorecendo uma relação com o cotidiano, ao envolvermos problemas. Como
forma de avaliarmos a eficácia desse OA, desenvolveu-se uma pesquisa de campo no
Telecentro Comunitário de Inclusão Digital da UEPB, com 15 participantes, na faixa
etária entre nove e quinze anos. Como resultado verificou-se que o OA obteve grande
aceitação entre os participantes favorecendo aprendizagem de frações e a
possibilidade de aplicação em outros conteúdos escolares, ou seja, o aplicativo
desenvolvido foi considerado um verdadeiro instrumento digital educativo.
Descrição:
RAMOS, C. S.
Objeto de aprendizagem: caminho possível para o ensino de
frações. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.