Resumo:
O presente trabalho acadêmico tem como temática “A alfabetização do campo e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): possibilidades e entraves” e tem como objetivo focar na realidade pedagógica das escolas da Educação do Campo. O interesse primordial é observar e discutir a contribuição do PNAIC na alfabetização dos alunos 1º ao 3º ano do ensino fundamental, que estão inseridos nas quatro turmas das escolas rurais da rede municipal do município de Nova Palmeira – PB. Para tanto, nos valemos das contribuições de teóricos da área tais como: Mortatti (2000), Caldart (2004), Batista (2012), Soares (2009), Ferreiro e Teberosky (1986), Albuquerque (2012), entre outros. Estes estudiosos permitiram a discussão de como acontece a prática pedagógica e, consequentemente, o processo de alfabetização de ensino e aprendizagem. Para a concretização deste estudo fizemos um levantamento a respeito de como se deu o processo de alfabetização nas diversas escolas deste município, a partir da formação do PNAIC. Também contextualizamos as novas metodologias utilizadas pelo programa, como um incentivo para o surgimento de uma educação voltada para as dificuldades do professor em sala de aula, verificando ser esta uma oportunidade para ajudar as crianças que precisam chegar aos 8 anos, ou seja, ao 3º ano do ensino fundamental alfabetizadas. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca das contribuições advindas do PNAIC.
Descrição:
BURITI, Margarene do Socorro Macedo. A alfabetização do campo e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Cuité, 2014.