Resumo:
Com o crescente avanço das tecnologias da informação e comunicação nos últimos anos, percebeuse
um aumento na busca pelo conhecimento aliado ao desenvolvimento da interatividade e interação
entre os usuários e destes com a máquina, via internet, principalmente utilizando os recursos
presentes na web 2.0. Este estudo de abordagem qualitativa e exploratória buscou verificar e
compreender algumas questões que envolvem a utilização da web 2.0 no ensino superior, bem como
suas principais ferramentas, aplicativos e maneiras de sua inserção como meio de promover
aprendizagem dentro e fora da sala de aula. O ambiente de pesquisa foi o ciberespaço, onde foi
aplicado um questionário junto ao público alvo, professores que lecionam em instituições de ensino
superior, divulgado nas redes sociais, blogs e via email. Foram obtidas doze respostas de docentes
que lecionam diferentes disciplinas, dispostos em diversas instituições do nosso país, no período
entre 20 de outubro a 10 de novembro de 2011. Dados coletados na pesquisa apontam que 67% dos
respondentes utilizam a web 2.0 com freqüência na sala de aula e 59% informaram que os alunos
costumam aprender mais e melhor com a utilização da web 2.0.
Descrição:
CARNEIRO, J. Í. de A. A integração da web 2.0 na educação superior. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.