Resumo:
O presente estudo teve como objetivo central analisar o potencial da Horta Escolar como meio para desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares. A motivação se deu a partir da participação em um projeto de construção e manutenção de uma Horta Escolar na escola Municipal Maria Bezerra da Silva no Município de Zabelê-PB, onde professores, funcionários e alunos, orientados por uma equipe de coordenação do projeto foram levados a desenvolver suas atividades em torno deste ambiente. Nesse sentido nosso questionamento foi: qual o potencial pedagógico da Horta Escolar para desenvolver práticas interdisciplinares na escola? Para responder está pergunta utilizamos como referencias os cadernos de orientação Educando com Horta Escolar e Gastronomia de autoria de Barbosa (2009) e Rocha (2010), além dos escritos de Freire (2009) e Bonatto e outros (2012). Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa tipificada como análise documental, utilizando como instrumentos de coleta de dados diário de campo e portfólio de atividades. Os resultados mostram a Horta Escolar como um ambiente que tem um alto potencial para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares, trazendo implicações para formação de professores, construção do currículo escolar e percepção dos papeis daqueles que compõem a comunidade escolar.
Descrição:
NUNES, Jailson Freitas. A horta escolar como meio interdisciplinar: reflexões sobre a experiência na Escola Municipal Maria Bezerra da Silva. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.