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Nos últimos anos tem se buscado estudar e implantar as hortas escolares no âmbito escolar, considerando que a mesma proporciona ao aluno diversos momentos de aquisição de conhecimentos, seja sobre o consumo de alimentos naturais, a preservação da saúde e do meio ambiente e outros temas que englobem a vida do ser humano. No ambiente da horta escolar, o aluno é imerso em um mundo de variedades, de contato direto com a prática e a teoria, levando-o a agir de maneira interdisciplinar, trabalhando com as áreas do conhecimento, o dia-a-dia do aluno, os fatores do meio ambiente e sua prevenção, e principalmente a interiorização do ato de comer as hortaliças, diariamente, seja na escola ou no ambiente familiar. Este trabalho objetiva sensibilizar e conscientizar as crianças, jovens e adolescentes de que ainda dependem de uma educação voltada para o meio ambiente para a formação de indivíduos responsáveis comprometidos na construção de uma sociedade sustentável. Foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito da horta escolar e um questionário como instrumento de pesquisa, aplicado nos alunos do 9º Ano de uma escola pública no município de São Sebastião do Umbuzeiro no estado da Paraíba. Como conclusão, houve a percepção que a maioria dos alunos consomem hortaliças apenas no almoço e veem que esta ação promove a saúde dos mesmos. Os alunos sabem a importância da horta na escola, dos momentos dos conhecimentos que tem quando estão diante da horta, por isso há o estímulo do plantio de hortaliças, para que façam parte do cardápio da merenda escolar, implantando este hábito para o ambiente familiar. |
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