Resumo:
Este trabalho tem como objetivo propor um Modelo de Avaliação de Ambientes Virtuais de
Aprendizagem, construído através de outros modelos já propostos anteriormente, para dar
suporte às Instituições de Ensino no tocante à escolha de seus Ambientes utilizados para
facilitar o processo de Educação a Distância que cresce no setor social desde muito tempo.
Através de um breve histórico, está descrita a estruturação e artefatos utilizados na promoção
da Modalidade a Distância, sendo delimitados os cursos dessa categoria oferecidos pela
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI) que
compuseram o campo investigativo desse trabalho. O Modelo sugerido foi aplicado nos
Ambientes Virtuais de Aprendizagem utilizados pelas instituições acima citadas, devido a
indícios de má adequação constatados a partir de uma investigação realizada com sujeitos
inseridos nos cursos por elas ofertados. A aplicação teve como intuito avaliar quão essas
Plataformas são adequadas para atuarem no ramo do Ensino a Distância de acordo com o
Modelo de Avaliação aqui proposto. Os resultados da pesquisa apontam que o MOODLE
possui qualificação adequada enquanto que o SESI EDUCA é situado em um estado crítico de
inadequação qualitativa.
Descrição:
SOUZA, I. M. L. de.
Um modelo sistêmico integrado de avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem para a educação a distância. 2012. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.