Resumo:
O presente artigo chama a atenção sobre a prática do cyberbullying e neste sentido, tem em
vista sinalizar questões relevantes que possam auxiliar as crianças e adolescentes a se
protegerem dessa conduta prejudicial que ocorre no mundo virtual. Sendo o estudo de
abordagem qualitativa exploratória, ocorrido no mês de julho de 2012, embasado com o auxílio
de um questionário aplicado aos alunos da 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola
pública, bem como seus professores, com o intuito de coletar dados que ratificassem a prática
do bullying virtual de acordo com a vivência dos alunos no ciberespaço, enfatizando suas
percepções acerca do assunto, seus receios, suas precauções, seus entendimentos sobre seus
direitos e deveres frente a essa prática, dentre outros parâmetros. Ficou notória a disseminação
dos sites de relacionamento que lideram o número de acessos pelos internautas. Têm-se como
exemplos: Orkut, Facebook, Twitter, etc. Não se pode preterir que estes ambientes configuram
ótimos meios de socialização, como também servem de auxílio na construção do aprendizado.
Contudo, far-se-á necessário algumas observações imprescindíveis no momento de visitar esses
locais, com a finalidade de evitar constrangimentos e prejuízos vindouros, explanação em
consonância com a ótica de alguns autores como: Lévy (1993), Maldonado (2009), Peck
(2007), Franco (2011), Calhau (2009), dentre outras. Vale salientar que esta produção discorre
sobre os malefícios do cyberbullying, de maior incidência contra os jovens, outrossim, algumas
legislações que vislumbram combatê-lo.
Descrição:
VICENTE JÚNIOR, V. F. Cyberbullying: Um novo desafio presente no
contexto educacional. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.