UEPB - Repositório Digital

Computador e Internet como instrumentos de mediação pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Robson William da
dc.date.accessioned 2012-10-26T13:28:48Z
dc.date.available 2012-10-26T13:28:48Z
dc.date.issued 2012-10-26
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/576
dc.description SILVA, R. W. da. Computador e Internet como instrumentos de mediação pedagógica. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo é um estudo de abordagem qualitativa que se contextualizou através de uma pesquisa-ação realizada na Escola Padre Zuzinha, vinculada à rede estadual de ensino do estado de Pernambuco, no período de setembro a outubro do ano de 2011, tendo como objetivo fornecer subsídios à prática pedagógica dos professores, utilizando as tecnologias digitais de comunicação e informação, focando as ferramentas e recursos disponíveis através da Internet, e incitando a uma prática renovada na expectativa de propiciar uma aprendizagem ativa, dinâmica e reconstrutiva com a inclusão de recursos tecnológicos nas ações didáticas. No suporte teórico tratou-se com autores que percebem o computador e a Internet como sinalizadores de aspectos de mediação pedagógica como Lévy (1993), Moran (2000), Belloni (2002), Freire (1996), Kenski (2007), entre outros. A ação buscou intervir no processo de formação permanente dos professores, na perspectiva de facilitadores e mediadores do processo de ensino e aprendizagem; agregando conhecimentos técnicos sob a percepção teórica e funcional que permeiam a dúplice educação e tecnologia, com a introdução de saberes e metodologias que pudessem se agregar aos instrumentos didáticos das tecnologias digitais e assim gerarem práticas pedagógicas inovadoras com a mediação do computador e internet, e poderem partilhar dinamismo e interatividade no processo pedagógico, dando prioridade à interdisciplinaridade, construção de projetos e de situações de aprendizagem que possam tornar o aluno integrado ao processo educativo sob o foco emancipatório e preceitos construcionistas, respondendo assim às novas demandas sociais que permeiam a atual sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.title Computador e Internet como instrumentos de mediação pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta