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O presente artigo é um estudo de abordagem qualitativa que se contextualizou através
de uma pesquisa-ação realizada na Escola Padre Zuzinha, vinculada à rede estadual de
ensino do estado de Pernambuco, no período de setembro a outubro do ano de 2011,
tendo como objetivo fornecer subsídios à prática pedagógica dos professores, utilizando
as tecnologias digitais de comunicação e informação, focando as ferramentas e recursos
disponíveis através da Internet, e incitando a uma prática renovada na expectativa de
propiciar uma aprendizagem ativa, dinâmica e reconstrutiva com a inclusão de recursos
tecnológicos nas ações didáticas. No suporte teórico tratou-se com autores que
percebem o computador e a Internet como sinalizadores de aspectos de mediação
pedagógica como Lévy (1993), Moran (2000), Belloni (2002), Freire (1996), Kenski
(2007), entre outros. A ação buscou intervir no processo de formação permanente dos
professores, na perspectiva de facilitadores e mediadores do processo de ensino e
aprendizagem; agregando conhecimentos técnicos sob a percepção teórica e funcional
que permeiam a dúplice educação e tecnologia, com a introdução de saberes e
metodologias que pudessem se agregar aos instrumentos didáticos das tecnologias
digitais e assim gerarem práticas pedagógicas inovadoras com a mediação do
computador e internet, e poderem partilhar dinamismo e interatividade no processo
pedagógico, dando prioridade à interdisciplinaridade, construção de projetos e de
situações de aprendizagem que possam tornar o aluno integrado ao processo educativo
sob o foco emancipatório e preceitos construcionistas, respondendo assim às novas demandas sociais que permeiam a atual sociedade. |
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