Resumo:
Desde o início de sua história, o ser humano desenvolveu formas que ampliassem suas
habilidades físicas e mentais. O computador foi uma destas. Hoje, juntamente com a Internet,
são importantes aliados de praticamente todas as ciências e consequentemente do
desenvolvimento humano. Isto devido a inúmeras características como adaptabilidade,
onipresença, grande poder de processamento, etc. Demorou, mas a Educação passou a investir
maciçamente e de várias maneiras neste potencial, como no uso de Objetos de Aprendizagem
(OA) na sala de aula, que é a utilização da tecnologia na mediação pedagógica do processo de
ensino e aprendizagem. E é exatamente um Objeto de Aprendizagem que será apresentado
neste estudo – o “IntoComp 3D” – que está em fase de desenvolvimento e pretende fazer
mediar o trabalho pedagógico da disciplina de Introdução à Microinformática de cursos da
Educação Superior. Neste OA, serão unificados componentes como hipertexto, vídeo,
animação e fórum, com o intuito de fazer uma abordagem mais completa sobre os
componentes internos do computador, criando aulas mais interativas que facilitem a
aprendizagem do aluno e a atividade do professor.
Descrição:
MACEDO NETO, V. C. de. Intocomp 3D: Uma ferramenta interativa nas
aulas de introdução à microinformática. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.