Resumo:
Este estudo investiga o computador e a internet como cultura escolar, dando ênfase
à palavra do professor como uma forma de compreender a maneira da qual os
professores estão utilizando os recursos tecnológicos em sala de aula. A
metodologia utilizada pautou-se na abordagem descritiva e exploratória que buscou
compreender algumas questões que envolvem o ambiente escolar e o uso das
tecnologias. Além do estudo bibliográfico, também houve coleta de dados em campo
escolar e para tal, foi aplicado no período de 26 de Junho a 20 de Julho de 2012 um
questionário a professores de escolas públicas e particulares de Campina Grande –
PB. Foram obtidas 24 respostas dos docentes, e os dados obtidos apontam a devida
importância dada por estes profissionais ao uso do computador e da internet para o
processo de ensino e aprendizagem, bem como foram expostas as inseguranças e
perspectivas que ocorrem no planejamento da aula com a utilização do computador,
tendo como informação relevante que mais de cinquenta por cento acessam a
internet quase ou todos os dias, e ainda, que consideram seu processo de condição
didática sustentada pela concepção construcionista.
Descrição:
CUNHA, R. W. S. da. O computador e a internet como cultura escolar: com a palavra, o professor. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.