Resumo:
A escola apresenta-se como um espaço sociocultural de aprendizagem e de convivência no qual as diferentes identidades se encontram. Portanto, caracteriza-se como um dos espaços mais importantes para educar visando o respeito às diferenças e, sobretudo, não transformando essas diferenças em desigualdades. Nesta compreensão é que foram alicerçados os trabalhos para o desenvolvimento desta pesquisa, iniciada em fevereiro de dois mil e treze. O principal objetivo consistiu em analisar as formas de interação entre os que compõem a comunidade escolar da E.E.E.M. Escritor José Lins do Rêgo, no que diz respeito às relações que venham ocasionar atitudes de exclusão, pela ausência do respeito às diferenças entre os sujeitos, que formam este ambiente de convivência escolar. Nesta pesquisa destacam-se metodologias realizadas no cotidiano escolar, com o auxílio de alguns professores, tendo, desta forma, repercutido de maneira positiva no desenvolvimento da mesma. Como instrumento técnico foi utilizado questionários com um grupo de alunos das primeiras, segundas e terceiras séries do ensino médio. Os questionários foram elaborados com questões objetivas e subjetivas, respondidos de forma anônima, com o efetivo auxílio de alguns professores como mediadores na aplicação dos questionários. Durante um período de permanência voltada à pesquisa na escola, foram realizadas algumas observações junto à comunidade escolar. Através da dialética improvisada, junto aos educadores e funcionários, foram obtidas informações importantes que contribuíram com o enriquecimento de algumas conclusões desta pesquisa. Foi verificado que na escola desenvolve-se um projeto, com um pequeno grupo de alunos e professores, apresentando como principal objetivo o de reduzir atitudes preconceituosas e a melhoria das relações humanas. Acreditamos que esta pesquisa venha, no futuro, colaborar com a efetiva melhoria das relações humanas entre os alunos e funcionários da escola. Assim, a escola pode compreender a sua importante função como agente transformador. Além disso, este trabalho pode contribuir para a efetivação de ações que promovam ambientes políticos e sociais favoráveis à garantia dos direitos humanos e à respeitabilidade das orientações sexuais, religiosas, identidade de gênero e as demais diversidades nesta instituição de ensino. Esta contribuição se traduz em subsídios para a promoção e incorporação das relações humanas entre todos que fazem parte da educação humanizada da Escola José Lins do Rêgo, que com certeza ultrapassarão os muros da escola.
Descrição:
GÓIS, Ana Maria Alves de Freitas. A escola como espaço de convivência das diversidades: uma vivência na escola José Lins do Rêgo. 2014. 41f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.