Resumo:
O presente trabalho trata da Educação brasileira sob a ótica dos organismos internacionais.
Tem como objeto de estudo as recomendações e diretrizes dos Organismos internacionais
para as políticas educacionais e os processos de reformas implementadas no Brasil. Assim, o
objetivo da pesquisa consistiu em analisar e refletir como as recomendações dos Organismos
Internacionais foram acatadas e consentidas pelas recentes reformas educacionais ocorridas
no Brasil. Ainda mais, analisar de que maneira os Organismos Internacionais têm
desenvolvido as políticas neoliberais de redefinição da coisa pública, notadamente no que se
refere à educação pública. O percurso metodológico se deu por meio da pesquisa qualitativa e
bibliográfica, cujas reflexões constataram que houve forte e determinante influência, no plano
político-pedagógico, dos Organismos Internacionais nas recentes reformas da educação
brasileira, sobretudo nas reformas dos anos de 1990.
Descrição:
SILVA, Aderaldo Leite da. Educação sob a ótica dos organismos internacionais: a cidadania em questão. 2014. 81f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.