dc.description.abstract |
A presente pesquisa analisa as vantagens do uso da literatura nas aulas de Língua
Inglesa do Ensino Médio no Brasil. Os fatores implicados nessa análise incluem o
estudo das abordagens do ensino de língua estrangeira ao longo do tempo, bem
como das vantagens do emprego de textos literários no ensino de Língua Inglesa,
considerando as questões envolvidas na tríade literatura, linguagem e ensino. Por
meio de uma revisão bibliográfica, a investigação qualitativa e de caráter descritivo
apresenta os motivos para o uso de textos literários – contos, poemas, peças,
romances – nas aulas de Língua Inglesa do Ensino Médio no Brasil, visto que os
alunos já têm contato com o gênero literário nas aulas de Língua Portuguesa e que
existe uma desmotivação quanto ao ensino de Língua Inglesa, por sua característica
mecânica de aprendizado das estruturas gramaticais. A literatura, portanto, permite o
acesso a diferentes culturas e estimula o aprendizado contextualizado da língua,
desenvolvendo o pensamento autônomo e crítico do indivíduo, como preconizam as
diretrizes nacionais para a educação básica. |
pt_BR |