Resumo:
Este relatório traz uma reflexão sobre o curso de Letras em EAD, destacando que todas as disciplinas que fazem parte da sua grade curricular foram estudadas num ambiente de trocas com o uso das ferramentas do ambiente virtual. As relações estabelecidascom o conteúdo e com os que faziam parte do processo de ensino/aprendizagem aconteceram de modo queo conhecimento de um contribuiu para a ampliação da visão de mundo de todos, fortalecendo também os laços de amizade eafetividade.Muitas das discussões postadas no AVA tiveram como foco a ampliação dos conhecimentos acerca do ensino da língua, do texto e da gramática na perspectiva de vários teóricos. Mostrando que o professor de língua portuguesa precisa estar em constante formação, ter uma compreensão mais crítica a respeito do que ensinada forma como ensina e do seu material de trabalho, para que realmente possa desenvolver a competência comunicativa do aluno para que ele possa empregar adequadamente a língua nas diversas situações de comunicação.No ambiente virtual o uso das novas tecnologias criaram condições diferenciadas para que todos repensassem os papéis de professor e aluno nesse novo paradigma educacional, analisando e revendo a maneira como planejam e participam das atividades pedagógicas.No Estágio Supervisionado também compreendemos que o professor precisa corresponder às novas exigências da educação, que é o pleno desenvolvimento do sujeito, de acordo com a cultura e o contexto social. Não basta apenas dominar a matéria que ensina,é preciso ter outros saberes para contribuir com a formação de cidadãos capazes, seguros, aptos para pesquisar, questionar, viver em grupo, em suma, para o exercício da cidadania.Portanto a formação docente do aluno de letras em EAD depende tanto das teorias quanto das práticas desenvolvidas na vida escolar.
Descrição:
OLIVEIRA, Maria Aparecida de. Relatório final de estágio supervisionado. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2014.