Resumo:
O presente estudo objetiva refletir o processo de ensino-aprendizagem do espaço
geográfico na disciplina de Geografia, utilizando como amostra os alunos do 9° ano da
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Dionísio de Mendonça, no Distrito de
Chã dos Pereiras, localizado no município de Ingá – PB. Ao longo de nosso trabalho,
buscou-se iniciar uma discussão sobre o estudo e a compreensão do espaço geográfico
por parte dos discentes da referida escola, pois este conceito-chave da Geografia não
deve ocorrer sem associação às situações da realidade e das vivências humanas, sem as
quais perde todo o sentido. A pesquisa objeto do presente estudo utilizou metodologia
quantitativa no sentido de diagnosticar o posicionamento dos alunos frente ao conceito
de espaço geográfico trabalhado em sala de aula. Também utilizou-se a revisão de
bibliografia como forma de solidificar os resultados alcançados. As conclusões do
estudo indicam que, a exemplo do que aconteceu com o conceito de espaço geográfico,
se observadas as condições que permitiram a execução do presente estudo, os discentes
poderão construir e produzir conhecimento de maneira produtiva e crítica, conforme
demandado por uma educação que privilegia a formação da cidadania.
Descrição:
BARBOSA, Rui da Silva. Compreensão do conceito de espaço dos alunos da Escola joão Dionísio de Mendonça. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.