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A concepção dos professores de matemática da rede estadual de ensino do município de Solânea quanto ao uso das tecnologias educacionais

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dc.contributor.author Santos, Luiz Eduardo dos
dc.date.accessioned 2014-11-04T17:41:41Z
dc.date.available 2014-11-04T17:41:41Z
dc.date.issued 2014-11-04
dc.identifier.issn CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5945
dc.description SANTOS, Luiz Eduardo dos. A concepção dos professores de matemática da rede estadual de ensino do município de Solânea quanto ao uso das tecnologias educacionais. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente sabemos que as salas de tecnologias nas escolas públicas, enquanto ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem constituem-se em recursos aos alunos para melhor compreensão dos conteúdos ministrados nas salas de aula. Nesse contexto, estabelecemos como objetivo geral da nossa pesquisa analisar a concepção dos professores de Matemática da rede estadual de ensino do município de Solânea quanto ao uso das tecnologias educacionais. Esse tema nos levou a traçar como objetivos específicos listar as tecnologias que estão disponíveis para os professores da rede estadual de educação do município de Solânea-PB; conhecer a percepção desses professores sobre as facilidades e dificuldades que o uso das TIC’s trazem para o processo de ensino em sala de aula; identificar a frequência de uso das TIC’s pelos professores da referida escola; e, analisar de forma comparativa os resultados obtidos pelos professores depois do uso das TIC’s. O universo da pesquisa totaliza 71 professores de três escolas da rede estadual do referido município que atendem a 1845 alunos nos turnos manhã, tarde e noite. Deste universo tivemos uma amostra de 19,7% dos professores que lecionam a disciplina de Matemática, que perfazem um total de 14 professores das três escolas pesquisadas. O estudo proposto levou-nos a desenvolver uma pesquisa qualitativa, descritiva de caráter exploratório, na tentativa de melhor compreender o problema em questão, sendo o ambiente escolar a fonte natural e direta da coleta de dados e o questionário como principal instrumento, assim como um levantamento de fontes bibliográficas sobre a temática em estudo. E, de posse desse levantamento foi feita uma análise detalhada dos dados e em seguida foi traçado um panorama geral sobre o uso das Tecnologias Educacionais nas salas de aula. Desta forma, o estudo constatou que há necessidade de propor formação continuada sobre recursos tecnológicos aos professores das escolas pública e adequar as salas de aulas, tendo vista que os laboratórios ocuparem espaço pequeno desproporcional para a quantidade de alunos em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Socorro Tomaz Palitó Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia na educação pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A concepção dos professores de matemática da rede estadual de ensino do município de Solânea quanto ao uso das tecnologias educacionais pt_BR
dc.type Other pt_BR


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