Resumo:
O presente estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica a qual foi desenvolvida com base no material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos apresentando como tema: “Formação Docente e o Processo de Construção da Cidadania” tendo como objetivo: Utilizar a prática docente na construção da cidadania. O mesmo encontra-se estruturado em dois capítulos pesquisados através de vários autores, são eles: Brzezinski, (1998), Couture (2000), Carvalho (2003), Freire (1991), Kincheloe (1997), Nóvoa (1997), Perrenoud (2005), Pinsky (2008), Pimenta (2005) e Santos (2010). O primeiro capítulo abrange a Formação Docente e o Ensino no Brasil. Já o segundo capítulo apresenta a importância da Cidadania e Sociedade. Nesse estudo verificou-se através dos autores pesquisados a importância da formação docente e a prática da cidadania na construção da mudança de valores na vida cotidiana dos alunos. Segundo Nóvoa “Formar um professor é possível? Formar não, formar-se! O professor forma a si mesmo através das suas inúmeras interações, não apenas com o conhecimento e as teorias aprendidas nas escolas, mas com a prática didática de todos os seus antigos mestres e outras pessoas, coisas e situações com as quais interagiu em situações de ensino durante toda a sua vida”.
Descrição:
SILVA, Maria Barbosa Leite. Formação docente e os processos de construção da cidadania. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.