Resumo:
O presente trabalho é resultado de um estudo sobre a modalidade de educação do campo. Identificando seus avanços e perspectivas. Procuramos conhecer as políticas de educação no campo no âmbito Nacional e no estado da Paraíba; Investigamos aplicação da educação do campo no município de Princesa Isabel – PB e na escola Acadêmico José Severiano Diniz na comunidade rural de Lagoa de São João. A metodologia utilizada para realização do presente trabalho foi à pesquisa exploratória por meio de uma pesquisa bibliográfica com consulta a documentos oficiais como a Constituição Federal (CF), Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo, (CNE/CEB/ 2002 e 2008), o Decreto 7352 /2010. Além de autores que versam sobre o tema com um estudo voltado ao campo do Semi-árido Nordestino procuramos conhecer sobre a realidade da educação no campo. Os resultados mostram que os avanços na legislação para uma organização da educação no campo é resultado de lutas dos grupos sociais. A escola do campo Acadêmico Severiano Diniz no município de Princesa Isabel, possui um planejamento pedagógico que atende as determinações das Diretrizes da educação do Campo, no que concerne à organização de atividades que valorizam a cultura local.
Descrição:
SILVA, Rosália Maria Nunes da. Política de educação do campo e a realidade no município de Princesa Isabel PB: estudo de caso da Escola Acadêmico José Severiano Diniz. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.