Resumo:
Atualmente novos recursos didáticos e tecnológicos modernos estão chegando à sala de aula e
para focar a atenção e motivar os alunos precisamos recorrer a uma metodologia de dinâmicas
nas aulas de Língua Inglesa. A convivência e o trabalho com os alunos, desde o início de sua
fase de escolarização até a vida adulta, levaram-nos a uma série de questionamentos e
reflexões sobre uma nova técnica de ensino. Em nossa experiência cotidiana de trabalho com
colegas, percebemos a grande dificuldade por parte dos professores junto aos alunos em lidar
com as questões ligadas ao interesse pelas aulas. Esse fato nos leva a constantes reflexões
acerca das atividades de ensino, principalmente em relação às aulas da língua inglesa. Muitos
são os pontos ainda a serem discutidos sobre as práticas pedagógicas no ensino de línguas,
sobretudo, no ensino da língua inglesa, bem como sobre a própria situação dessa disciplina na
grade curricular, o que nos levou ao presente estudo. Sendo assim, temos como objetivo
analisar a opinião dos professores e alunos acerca de certas questões relacionadas com a
dinamização no aprendizado de Língua Inglesa em sala de aula. Este estudo caracteriza-se
como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de campo, tendo como instrumento de coleta
de dados o questionário semi-diretivo. O mesmo foi realizado na Escola Estadual Ademar
Leite, município de Piancó – PB, durante o segundo semestre de 2013, com os alunos e
Professores de inglês do Ensino Fundamental. Como suporte teórico nos baseamos nos
estudos de Schanberg (1989), Greenbaum (1985), Pereira (1999), Rocha (2001), Costa
(1989), Davies (2004), dentre outros.
Descrição:
VALDEVINO, Everton Lindemberg Torres. Princípios teóricos-metodológicos do ensino de inglês: discutindo a dinamicidade na prática pedagógica a partir de vozes dos professores da Escola Estadual Ademar Leite - Piancó-PB. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.