Resumo:
Neste trabalho monográfico investigamos as práticas pedagógicas expressas no ensino de matemática dentro da ‘Educação de Jovens e Adultos’ (EJA), bem como a relevância da EJA para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva do ponto de vista do acesso igualitário à educação formal. Para responder a contento às perguntas acima expostas, o estudo utilizou-se da pesquisa documental/bibliográfica como metodologia qualitativa necessária à obtenção dos dados que alcançassem o objetivo de diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelo público da EJA em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que os alunos da EJA desejam aprender na escola um conteúdo que esteja mais próximo de seu cotidiano, uma Matemática prática, funcional, que possa ser aplicada em seu cotidiano, no mercado de trabalho e com isso, possa lhes possibilitar uma melhoria no seu campo profissional e consequente ascensão social.
Descrição:
SILVA, Elizabete Ricarte da. Educação de jovens e adultos: estudo de caso sobre as práticas pedagógicas do ensino de matemática. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.