Resumo:
A evolução da tecnologia vem acontecendo de maneira rápida e surpreendendo o ser humano em diversas situações do cotidiano e vários momentos somos surpreendidos com novidades que facilitam a vida, mas ao mesmo tempo dificulta para as pessoas que ainda resiste à importância que esses recursos têm na vida humana atualmente. Com a profissão não é diferente, principalmente o docente que está em contato com muitos alunos, sejam crianças, jovens ou adultos, cada um com um nível de informação diferente e atualizado neste sentido. O presente trabalho, efeito de pesquisa realizada com profissionais de escolas públicas e privada na cidade de Coremas, busca analisar metodologias desenvolvidas por professores de matemática em sala de aula que contemple o uso de recursos tecnológicos. Tivemos 10 professores participando da pesquisa, os dados foram obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas com doze questões cujas respostas foram submetidas ao processo de análise de conteúdo, com tratamento quantitativo e qualitativo. Os resultados revelaram que esses profissionais reconhecem a importância do uso desses recursos atualmente, mas, ainda sentem dificuldade no manuseio e na inserção em sala de aula seja por falta de conhecimento na área, por falta de tempo ou resistência de algo que consideram novo. Por fim, mostra a necessidade de uma prática pedagógica que insira o uso de tecnologias diversas em sala de aula para mostrar ao aluno a importância do seu uso como ferramenta de auxilio a aprendizagem e sua formação.
Descrição:
PIRES, Francinalda de Sousa. A integração das tecnologias educacionais na prática docente de Coremas-PB. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.