Resumo:
Este trabalho volta-se para questões, discussões e reflexões àrespeito do uso da tecnologia na educação, tendo como foco principal o uso do tablet nos processos de ensino-aprendizagem da Matemática; com a intenção de investigar e identificar as mudanças que estão ocorrendo nas formas de ensinar e aprender na era digital, como estar ocorrendo a inserção dos tablets no ambiente escolar; exemplificar alguns aplicativos que possam ser instalados em tablets e usa-dos como recursos metodológicos para o ensino da Matemática, além de relatar uma pesquisa-ação desenvolvida na sala de aula de uma escola pública fazendo uso do tablet educacional. A modalidade de pesquisa escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa exploratória e bibliográfica, procurando-se obter informações e dados esclarecedores que pos-sam ajudar a explicar os tópicos tratados na pesquisa e, também foi desenvolvida uma pesqui-sa-ação na Escola Adalgisa Teódulo da Fonseca, com turmas do 1º ano do Ensino Médio,vi-sando elaborar umprojeto com intuito de se trabalhar com o tablet educacional no ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos, fazendo uso desse recurso de forma pedagógica. Através da pesquisa foi possível perceber que com a inserção de recursos tecnológicos, como o tablet, no ambiente escolar, o processo educacional pode obter um melhor resultado propici-ando ao educando um ensino/aprendizagem que estimula a exploração, a reflexão, a troca de ideias e experiências, promovendo a socialização e novas formas de desenvolvimento e cons-trução do conhecimento com autonomia.
Descrição:
VICENTE, Jailton Soares. Tecnologia na educação: o uso do tablet no ensino/aprendizagem de matemática. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.