Resumo:
Os professores enfrentam, na contemporaneidade, novos conflitos gerados pelas mudanças sociais. A partir dessa situação, este estudo busca refletir sobre a importância da formação continuada de professores da Educação Básica, sendo objetivo deste trabalho analisar o formato do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, como também, compreender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento instaurada no processo de formação. Por meio da pesquisa bibliográfica, o trabalho resgata o processo histórico da didática, discute a materialização do professor e da escola na contemporaneidade e aponta os princípios e estratégias da formação supracitada. Em seguida, analisa-se a concepção de alfabetização e apresenta os direitos gerais de aprendizagem que guiam o fazer pedagógico dos docentes envolvidos no ciclo de alfabetização. Por fim, observa-se que tanto a formação de professores quanto a concepção de alfabetização vêm passando por novas ressignificações que podem colaborar na construção de práticas educativas significativas.
Descrição:
ALVES, Arany Monteiro. Formação continuada: os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.