Resumo:
O presente estudo tem como objetivo analisar até que ponto o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa está possibilitando a consolidação dos direitos de aprendizagem no ensino de Língua Portuguesa nas séries iniciais. Por meio das análises em torno do ensino de língua portuguesa e da organização e funcionamento da formação continuada, observa-se uma nova tendência de qualificação profissional que considera as práticas sociais como importante elemento no desenvolvimento de práticas educativas significativas. O trabalho de campo, entretanto, evidencia variáveis que dificultam a consolidação dos direitos de aprendizagem no fim do ciclo de alfabetização. Desta forma, apresentam-se alguns obstáculos e ao mesmo tempo avanços ocasionados pela política educacional que traz a alfabetização como foco.
Descrição:
ALVES, Maria Sônia Torres. As dificuldades de consolidar os direitos de aprendizagem no ensino de língua portuguesa. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.