Resumo:
Vivemos em um mundo onde cada vez mais as pessoas vivem sua individualidade e
o outro muitas vezes é ignorado ou desprezado. O conceito de alteridade surge
como um resgate ao respeito e a valorização do outro em sua diversidade e
integridade. Neste trabalho a alteridade é colocada no tema da orientação sexual. A
construção deste trabalho foi realizada de modo que os alunos se tornem agentes
ativos de seu aprendizado, sendo o professor um orientador ou guia das atividades,
para permitir aos alunos o conhecimento do próprio corpo, o desenvolvimento de
sua sexualidade sob uma visão no qual o outro é elemento importante na
constituição e no conhecimento de mim mesmo. Superando preconceitos, a
orientação sexual, sob o ponto de vista da alteridade, torna o ensino mais humano e
favorece um aprendizado significativo e humano aos estudantes. A escola deve
explorar e enriquecer com a aplicação dos conteúdos sob a alteridade. Uma
educação sexual que favoreça relações humanas com o respeito ao próximo tornase
assim fundamental neste mundo de valores fluidos.
Descrição:
SOUSA, Eduardo Jó de. Alteridade e ensino de Biologia: uma experiência no ensino de orientação sexual. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.