Resumo:
Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a História da Educação Especial no Brasil e no mundo. Tendo como referencial os trabalhos de Barbosa (2006), Belair (2008), Caiado (2003), Goffman (1963), Mantoan (2007), Mazzota (1996). Em seguida, abordou-se o processo de inclusão de discentes com deficiência visual nas aulas de matemática, a formação docente, bem como a estrutura física da EREM Severino Farias – Surubim/PE. Sabemos que há alguns anos vêm sendo implementada a prática da inclusão de alunos com deficiências nas salas regulares. Neste trabalho, dialogamos com três professores de matemática que acompanharam discentes cegos durante o ensino médio. Sabe-se que a aprendizagem da referida disciplina é, para muitos, um grande desafio a ser enfrentado. Neste texto buscamos responder ao seguinte questionamento: Como ocorre o processo de inclusão de discentes com deficiência visual nas aulas de matemática? O nosso objetivo foi analisar o processo de inclusão dos DVs nas aulas de matemática da EREM Severino Farias. Para alcançarmos a resolução dessa problemática utilizamos uma abordagem metodológica do tipo qualitativa por meio de observação in-loco e entrevistas. A pesquisa foi realizada no período de março a agosto de 2014. Os resultados indicaram que um dos principais problemas enfrentados pelos docentes é a falta de formação específica para lidar com os DVs. Apesar dos limites, a referida escola tornou-se uma pioneira e consolida-se a cada dia no campo da inclusão.
Descrição:
XAVIER, Avaci Duda. O processo de inclusão de discentes com deficiência visual nas aulas de matemática da EREM Severino Farias - Surubim/PE. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.