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Neste trabalho, reflete-se, de maneira geral, sobre algumas possibilidades teóricas e práticas de abordagem da diversidade cultural, relacionada com as situações de aprendizagem no âmbito da educação escolar. Nossa abordagem metodológica se centra em um estudo bibliográfico sobre o tema, tendo como referência minha experiência como professor na escola que leciono, com a execução de nosso projeto intitulado. “A Necessidade do respeito e a valorização das diferentes culturais desde cedo no ambiente escolar”. Analisamos as políticas educativas quanto a preocupação para com a questão da diversidade cultural no contexto escolar; as implicações que a questão da diversidade cultural implica no processo ensino e aprendizagem. O que se ensina, assim como a seleção do que é ensinado, não se dá de forma neutra nem desvinculada de certas concepções sociais e políticas. A aprendizagem cultural transmitida por meio da educação escolar suscita, então, muitas indagações e provocações e, ao mesmo tempo, merece ser concebida como uma fronteira de disputa de quais saberes sociais, históricos, políticos e culturais devem fazer parte do conhecimento dito universal da humanidade. Concluímos que, como princípio educativo, a diversidade cultural deve levar-nos a rever constantemente os valores políticos, sociais e culturais de compreensão do outro. Lançar mão desse princípio significa, ao mesmo tempo, entender o saber e a cultura como parte da produção sócio-histórica de determinada sociedade e também problematizar os ditos valores sociais e culturais universais. |
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