Resumo:
O presente trabalho de monográfico tem como objetivo analisar a prática docente da Educação do Campo das instituições da Zona Rural do município de Santa Helena – PB e conhecer a metodologia de trabalho aplicada por professores na educação do campo. No intuito de responder a indagação: qual o perfil educacional dos professores que trabalham na educação do Campo do município de Santa Helena – PB. Autores como Santana (2006) Arroyo (1989), Caldart (2004), Freire (1987) subsidiaram o trabalho em pauta). A pesquisa ocorreu no meio rural e foram contempladas seis professoras e uma coordenadora pedagógica. Os dados coletados foram analisados como base nas discussões teóricas já existentes, dando-lhe o caráter de uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratória, descritiva e de campo. Diante da análise interpretativa dos dados ficou evidente que as condições de trabalho pedagógico no campo vêm melhorando significativamente, temos como fatores que deram sua contribuição para tal evolução às reformulações das leis, as reinvindicações em nível nacional e a constante preocupação da escola do campo em fazer uma educação reflexiva e voltada para o cotidiano do meio rural, abordando os assuntos da terra numa pedagogia de autonomia e libertadora.
Descrição:
ALVES, Geraldo Correia. A educação do campo no município de Santa Helena - PB. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.