UEPB - Repositório Digital

Inter@ativid@ade virtu@al: dialogando com as TIC no @ambiente escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Josinete Maria de Macedo
dc.date.accessioned 2014-11-05T18:36:41Z
dc.date.available 2014-11-05T18:36:41Z
dc.date.issued 2014-11-05
dc.identifier.issn CDD 004.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5998
dc.description SILVA, Josinete Maria de. Inter@ativid@ade Virtu@al: dialogando com as TIC no @ambiente escolar. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract As inquietações acerca das práticas educacionais sempre estiveram atreladas às práticas constitutivas dos saberes e dos usos das tecnologias. Assim, empreender um olhar investigativo acerca da tecnologia significa, sobretudo, contribuir para acionamento de práticas que se edificam e se mobilizam. Resultando assim, novas práticas e novas formas de uso das tecnologias em sala de aula. Vivemos em uma sociedade complexa, altamente tecnológica e marcada pela velocidade com que as informações se renovam. Esse cenário, que por um lado amedronta, é também pleno de possibilidades positivas. Nessa perspectiva, inspiramo-nos em MCLUHAN (1969), por afirmar que meio e mensagem são indissociáveis (Mcluhan, 1969, p 6) por isso defendemos que a contextualização da prática pedagógica com o uso das TIC deve ocorrer de forma inovadora, cooperativa e fértil em seu potencial criativo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral compreender como as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) diversificam as relações entre as pessoas e como essas mudanças afetaram nossos jovens na sua relação com a aprendizagem e com a escola. A sociedade nos desafia com cenários complexos e uma cultura jovem bastante diferente das gerações anteriores. Por isso, objetivamos também discutir a introdução das novas tecnologias da comunicação e informação no contexto escolar, bem como refletir sobre algumas consequências desse processo, levando em consideração os sujeitos envolvidos, em diferentes esferas, escola, alunos e governo. No entanto, fundamentamos nossa pesquisa à luz de Levy (2011), Rojo (2009) e Tanzi Nete (2013). A análise nos mostra que na sociedade atual as novas tecnologias estão presentes nas experiências diárias dos indivíduos. As TIC não são apenas meros instrumentos para comunicar este ou aquele conteúdo, mas sim em que favorecem determinados processos de aquisição/exploração do saber e da aprendizagem, interagindo com os sujeitos e com as estruturas das organizações e que ensinar e aprender, hoje, não se limita ao trabalho dentro da sala de aula, temos que modificar como podemos fazer dentro e fora dela, no presencial e virtual, fazendo estudo com pesquisa nos meios tecnológicos e colocando juntos em prática, acessando páginas na internet, pesquisando textos, jogando, recebendo e enviando mensagens, desenvolvendo o raciocínio criativo para construção de novos conhecimentos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rafael Francisco Braz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Letramento escolar pt_BR
dc.subject Prática educacional pt_BR
dc.title Inter@ativid@ade virtu@al: dialogando com as TIC no @ambiente escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta