UEPB - Repositório Digital

O professor reflexivo e a institucionalidade na educação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Elba Leandro Nóbrega e
dc.date.accessioned 2014-11-05T18:40:25Z
dc.date.available 2014-11-05T18:40:25Z
dc.date.issued 2014-11-05
dc.identifier.issn CDD 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5999
dc.description PEREIRA, Elba Leandro Nóbrega e. O professor reflexivo e a institucionalidade na educação. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo intitulado: O professor reflexivo e a institucionalidade na educação, constitui-se em um trabalho que tem como objetivo analisar a lacuna existente entre teoria reflexiva e a prática do cotidiano educacional institucionalizado, refletindo, a partir da história da educação brasileira, os entraves e interesses que culminam com o projeto de educação atual e, de forma específica, compreender a importância da prática reflexiva nas instituições de ensino da sociedade contemporânea, bem como reconhecer a relevância da prática reflexiva do educador para uma atuação cidadã do educando, considerando os propósitos institucionais que investem na educação como forma de atender as demandas da sociedade que sofre as influências do desenvolvimento tecnológico acelerado. Como instrumento de pesquisa deste trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica norteada por autores como: Freire (2013), Saviani (2009), Pimenta (2008), Pereira (2011), Alarcão (2001), Demo (2010), Libâneo (2010), os PCNs(2001) e Nóvoa (1999) entre outros teóricos que discutem a temática. Assim, entendemos que os processos formativos ancorados em práticas reflexivas só serão efetivamente implantados quando o educador permitir a ruptura com os métodos impostos intrinsicamente de fora para dentro como mecanismo de controle estatal, buscar efetivamente uma formação sólida, permitindo aos educadores compreender as transformações que permeiam os processos educativos em consonância com os interesses institucionais que buscam atender as demandas da sociedade atual. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Institucionalidade na educação pt_BR
dc.subject Práticas reflexiva pt_BR
dc.title O professor reflexivo e a institucionalidade na educação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta