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O presente estudo intitulado: O professor reflexivo e a institucionalidade na educação, constitui-se em um trabalho que tem como objetivo analisar a lacuna existente entre teoria reflexiva e a prática do cotidiano educacional institucionalizado, refletindo, a partir da história da educação brasileira, os entraves e interesses que culminam com o projeto de educação atual e, de forma específica, compreender a importância da prática reflexiva nas instituições de ensino da sociedade contemporânea, bem como reconhecer a relevância da prática reflexiva do educador para uma atuação cidadã do educando, considerando os propósitos institucionais que investem na educação como forma de atender as demandas da sociedade que sofre as influências do desenvolvimento tecnológico acelerado. Como instrumento de pesquisa deste trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica norteada por autores como: Freire (2013), Saviani (2009), Pimenta (2008), Pereira (2011), Alarcão (2001), Demo (2010), Libâneo (2010), os PCNs(2001) e Nóvoa (1999) entre outros teóricos que discutem a temática. Assim, entendemos que os processos formativos ancorados em práticas reflexivas só serão efetivamente implantados quando o educador permitir a ruptura com os métodos impostos intrinsicamente de fora para dentro como mecanismo de controle estatal, buscar efetivamente uma formação sólida, permitindo aos educadores compreender as transformações que permeiam os processos educativos em consonância com os interesses institucionais que buscam atender as demandas da sociedade atual. |
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