Resumo:
Este trabalho fala acerca da relação dos alunos do 5ª ano manhã da escola Estadual de Ensino Fundamental Severino Barbosa Camelo, da cidade de Boqueirão-PB, com a professora e a novela Carrossel como a mesma conseguiu trabalhar de forma contextualizada os conteúdos e a possibilidade de mediação pedagógica em sala de aula, apontando dificuldades em relação aos efeitos da televisão sobre o comportamento das crianças. A fundamentação teórica estruturou-se a luz de autores como: Inês Sampaio (2004), Lúcia Rabelo de Castro (1998), Raquel Soifer (1992), dentre outros. A relevância desse estudo se configura como uma tentativa de apropriação de um saber produzido sobre a temática em tela, de modo a compreender a maneira como as crianças vêm construindo suas subjetividades. No primeiro capitulo faremos a delimitando e a conceituação cerca da sociedade de consumo. No segundo capitulo realizamos um breve relato acerca do desenvolvimento infantil e conceituação acerca da educação, a escola, o currículo e a aprendizagem. No terceiro capitulo descrevemos a metodologia, bem como dos procedimentos metodológicos para só então realizarmos a analise dos dados e sua interpretação pela professora, os/as alunos/as e as implicações com a telenovela carrossel.
Descrição:
MELO, Maria Lúcia de. A influência das telenovelas na educação das crianças. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campia Grande, 2014.