UEPB - Repositório Digital

Liderança na docência como forma de influência na formação discente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, Gildevan da Silva
dc.date.accessioned 2014-11-11T17:39:45Z
dc.date.available 2014-11-11T17:39:45Z
dc.date.issued 2014-11-11
dc.identifier.issn CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6126
dc.description DANTAS, Gildevan da Silva. Liderança na docência como forma de influência na formação discente. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma problemática presente no cotidiano escolar e vivido por muitos professores, que é a dificuldade de conduzir suas aulas, seja pelo desinteresse dos alunos, ou atividades pouco atrativas. Diante desta realidade, buscou-se mostrar a necessidade de uma nova postura na docência, enfatizando que nas atitudes de líder o professor influência a formação de seus alunos. Inicialmente apresentou-se o conceito de liderança e seus inúmeros atributos, e estes sendo capazes de serem aplicados ao docente adquirindo respeito e admiração de seu público, no caso os alunos. Em seguida, além de discorrer sobre a aprendizagem, foi mostrado uma forma desta, que é constituída, principalmente, no relacionamento entre os envolvidos neste processo de construção do conhecimento, denominada por Vygotsky como Zona de Desenvolvimento Proximal.Logo após, se fez necessário uma abordagem sobre a interação social existente nas várias áreas de convívio dos indivíduos (trabalho, família, escola, etc.), que numa sociedade, segundo Goffman, são caracterizadas como instituições. Destas foi analisada, especificamente a instituição escolar, que está sendo modificada no Brasil mediante uma nova proposta de ensino, assemelhando-se ao que este autor classifica como Instituição Total, que é fundamentada basicamente na oportunidade que indivíduos tem, em um só local, de relacionar-se com maior constância, revelando mais claramente a sua subjetividade, possibilitando uma interação mais completa.Diante de tudo que fora exposto, constatou-se que é imprescindível, para a construção da liderança, esta interação que é capaz de resgatar a autoridade do líder pautada pelo respeito e admiração de seus liderados, que neste caso do professor e aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jairo Bezerra Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Liderança pt_BR
dc.subject Interação social pt_BR
dc.title Liderança na docência como forma de influência na formação discente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta