Resumo:
Este trabalho monográfico é resultado de um estudo bibliográfico e de campo sobre a violência escolar com ênfase ao bullying, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Jacob Guilherme Frantz com turmas de 1º ano, 2º ano e 3º ano. Utilizou-se de entrevistas feitas com educadores e educandos por meio de amostragem para coleta de informações a cerca do fenômeno bullying na escola, ao mesmo tempo em que, se investigou a ocorrência do cyberbullying entre os educandos das turmas de ensino médio. Nos capítulos iniciais o trabalho fundamenta-se na teoria sobre bullying, onde são apresentadas questões conceituais, bullying – panorama mundial e a caracterização do bullying na sala de aula. Um capítulo especial trata do cyberbullying, considerado uma nova modalidade de bullying,onde através da pesquisa pudemos direcionar o olhar específico para a sala de aula, especificamente em turmas do ensino médio.
Descrição:
ALMEIDA, Lúcia de Fátima Dantas de. Bullying: “o crime do desamor” um olhar para o contexto escolar. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.