Resumo:
Este trabalho teve como foco identificar as práticas pedagógicas em Educação do Campo que acontece no Âmbito da Escola Rodolfo Santa Cruz. A educação é um direito para todos, é uma responsabilidade social, e que os governantes devem defender a escola básica, pública e gratuita, porque a escola é um espaço privilegiado para observar a capacidade do ser humano e para exercer sua cidadania. O Movimento da Educação do Campo traz a questão do abandono nas quais sofreram e sofrem as escolas rurais. Os movimentos sociais não se limitam apenas a luta pela terra, mas também buscam políticas públicas por uma educação do campo sendo vista como importante nessa luta. A Educação do campo exige que seja pensada e trabalhada com base na tríade Campo – Políticas públicas – Educações. Muitas vezes esses termos não caminham juntos, mas que representa a novidade histórica que é a educação. Discute-se educação popular, educação libertadora e educação do campo, nas quais todas permitem a avaliar as praticas pedagógicas que permeiam a educação desde muitos anos. E são essas práticas que a escola Unidade Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz, vem mostrar. A escola em termos pedagógicos conta com um diferencial na qual a professora, que lá atua desempenha um importante papel na educação dos alunos levando-os a ter conhecimento para além da sala de aula dos conteúdos programáticos incluem na sua prática pedagógica aulas que levamos os alunos a conhecerem o ambiente em que vivem e o meio que os rodeiam.
Descrição:
ARAÚJO, Maria Deusamar da Silva. Educação do campo e suas práticas pedagógicas na Escola Rodolfo Santa Cruz. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.