Resumo:
O mundo globalizado tem deixado pouco espaço para o deleite proporcionado pela leitura de um livro, tendo em vista que, diante das exigências desse mundo, a praticidade e a rapidez são elementos privilegiados. Além do fator “falta de tempo”, presenciamos uma situação social que não permite a muitas pessoas adquirirem um livro em virtude do custo a que esta compra corresponde. É nesse último contexto que se encontram os alunos da 2ª série noturna, com a qual este projeto foi desenvolvido. Observando atentamente o cenário descrito, optamos por apresentar aos alunos, de maneira mais cuidadosa, a Literatura de Cordel, de modo que os discentes vivenciaram a prática de leitura de cordéis e a consequente produção de um folheto; objetivo traçado por consideramos que a literatura de Cordel, por se tratar de uma manifestação da cultura popular, é um excelente recurso para a aprendizagem e aprimoramento dos encantos regionais, além de ser bastante acessível, sobretudo porque vivemos em uma região que muito cultiva esta produção literária.
Descrição:
BATISTA, Fabiene Araújo. A literatura de cordel em sala de aula. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.