UEPB - Repositório Digital

A afetividade entre professor e aluno na construção do ser e saber

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cunha, Elaine Cristina da
dc.date.accessioned 2014-11-11T18:16:06Z
dc.date.available 2014-11-11T18:16:06Z
dc.date.issued 2014-11-11
dc.identifier.issn CDD 371.102 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6139
dc.description CUNHA, Elaine Cristina da. A afetividade entre professor e aluno na construção do ser e saber. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho visa a investigar, a partir da relação afetiva professor-aluno, como sensibilizar e envolver o aluno a mudar a sua posição de “marginalizado” para a de protagonista do conhecimento para além do saber. Além disso, se propõe também a investigar o papel do professor como mediador desta atividade. Para isso, utilizaram-se conceitos e contribuições da psicanálise que atestam que a afetividade e sua influência na aprendizagem são instrumentos imprescindíveis para o desenvolvimento psíquico do ser humano e que os vínculos emocionais que se estabelecem desde o convívio familiar, principalmente na infância, influenciam na construção da personalidade, do autoconceito e da autoestima do sujeito, propiciando-lhe ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem e à sua relação com outras esferas sociais, sobretudo no ambiente escolar. A partir daí, observaram-se as seguintes implicações: Primeiro: A interação afetiva entre professor e aluno, quando bem realizada, auxilia a inserção deste em sala de aula, interagindo e participando dos diálogos e atividades, bem como o faz refletir sobre sua personalidade e atuação no meio em que vive, a começar pela escola. Segundo: A capacidade de aprendizagem e de desenvolvimento do aluno passa pela motivação e desejo que lhe estimulam a inteligência, embora para que isso aconteça seja necessária uma mudança de postura do professor, principal mediador dessa iniciativa/desafio. Para tanto, esta pesquisa contou com os seguintes referenciais teóricos: Almeida (1993); Andrade (2007); Alves (2012); Libâneo (2004); entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Auricélia Lopes Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Professor-aluno pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Relação social pt_BR
dc.title A afetividade entre professor e aluno na construção do ser e saber pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta