Resumo:
O nosso estudo tem por objetivo construir uma metodologia de ensino para educação patrimonial com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Carlota Barreira”, através de ações educativas visando a elaboração de uma cartografia sobre o Patrimônio Cultural da cidade de Areia – PB. Entendemos que os cidadãos areienses de certa forma, não dão a devida importância para sua história, nem ao seu patrimônio. O nosso trabalho é pautado em uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão, bem como de uma pesquisa documental e oral. Neste sentido, nos referendamos através de livros, revistas, jornais aliados a uma pesquisa de campo com visitas e entrevistas aos ambientes que preservam a história e o patrimônio da cidade paraibana de Areia. Sendo assim, é preciso problematizar a escola como espaço que procura desenvolver ações, educativas capaz de conscientizar e despertar o interesse do alunado para a história do seu município. No nosso entendimento, há uma necessidade em manter o passado, presente e o futuro interligado com as habilidades de conhecimentos a ser utilizados nas diversas situações da vida. Nesse sentido, podemos atribuir que o ambiente escolar exerce um papel de grande importância na vida dos aprendizes e de toda a comunidade, tornando-os multiplicadores das ações educativas.
Descrição:
BARROS, Educação patrimonial: a cartografia do patrimônio da cidade de Areia-PB. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.