UEPB - Repositório Digital

Parâmetros curriculares nacionais (PCNs) e livro didático de português (LDP): a oralidade promovendo divergência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Nilma Deise Maximino de
dc.date.accessioned 2014-11-17T13:23:24Z
dc.date.available 2014-11-17T13:23:24Z
dc.date.issued 2014-11-17
dc.identifier.issn CDD 371.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6208
dc.description MELO, Nilma Deise Maximino de. Parâmetros curriculares nacionais (PCNs) e livro didático de português (LDP): a oralidade promovendo divergência. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Os Parâmetros Curriculares Nacionais reconhecem a importância do domínio da língua oral e escrita para a participação social efetiva do educando. No entanto, a modalidade oral da língua tem sido relegada a segundo plano.A maioria dos manuais didáticos privilegia apenas a língua escrita, ignorando total ou parcialmente as orientações oferecidas nos documentos oficiais. Sendo assim, nosso trabalho tem por objetivo analisar o tratamento dispensado às práticas de oralidade trabalhadas pelos manuais didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio, confrontando abordagens e estratégias apresentadas por dois manuais do 2º ano que apresentam esse conteúdo. Ao desenvolver a pesquisa, verificou-se que apesar de, na apresentação, citarem a modalidade oral da língua como temática a ser trabalhada, pouco desse assunto é abordado. Utilizou-se para subsidiar a pesquisa as contribuições teóricas de Bentes (2010), Castilho (1998), Fávero (2011) e Marcuschi (2001). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Divanira de Lima Arcoverde pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title Parâmetros curriculares nacionais (PCNs) e livro didático de português (LDP): a oralidade promovendo divergência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta