dc.contributor.author |
Melo, Nilma Deise Maximino de |
|
dc.date.accessioned |
2014-11-17T13:23:24Z |
|
dc.date.available |
2014-11-17T13:23:24Z |
|
dc.date.issued |
2014-11-17 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 371.2 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6208 |
|
dc.description |
MELO, Nilma Deise Maximino de. Parâmetros curriculares nacionais (PCNs) e livro didático de português (LDP): a oralidade promovendo divergência. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os Parâmetros Curriculares Nacionais reconhecem a importância do domínio da língua oral e escrita para a participação social efetiva do educando. No entanto, a modalidade oral da língua tem sido relegada a segundo plano.A maioria dos manuais didáticos privilegia apenas a língua escrita, ignorando total ou parcialmente as orientações oferecidas nos documentos oficiais. Sendo assim, nosso trabalho tem por objetivo analisar o tratamento dispensado às práticas de oralidade trabalhadas pelos manuais didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio, confrontando abordagens e estratégias apresentadas por dois manuais do 2º ano que apresentam esse conteúdo. Ao desenvolver a pesquisa, verificou-se que apesar de, na apresentação, citarem a modalidade oral da língua como temática a ser trabalhada, pouco desse assunto é abordado. Utilizou-se para subsidiar a pesquisa as contribuições teóricas de Bentes (2010), Castilho (1998), Fávero (2011) e Marcuschi (2001). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Divanira de Lima Arcoverde |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Oralidade |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.title |
Parâmetros curriculares nacionais (PCNs) e livro didático de português (LDP): a oralidade promovendo divergência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |