Resumo:
A Lei 10.639, de 2003, trata da obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica. A presente pesquisa visa mostrar esse momento histórico, que objetiva não apenas mudar um foco etnocêntrico, marcadamente de raiz europeia para um africano, mas sim ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira, principalmente no ensino de História. Nessa perspectiva cabe às escolas incluir, no contexto dos estudos, atividades que abordem diariamente as contribuições histórico-culturais dos povos africano. A Lei nº 10.639/2003 e suas Diretrizes Curriculares visam à promoção e a valorização das matrizes culturais e étnico-raciais, que tradicionalmente foram silenciadas ou negadas nos currículos escolares. Para diminuir essas diferenças, busca-se uma reeducação das relações étnico-raciais, destacando-se a importância e as singularidades da população africana e afro-brasileira no processo de formação nacional com a inserção de conteúdos voltados para a História do Brasil e da África nos currículos da Educação Básica.
Descrição:
TAVARES, Maurizélia de Barros Martins. Ao ensino da história e a cultura afro-brasileira no contexto escolar. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.