Resumo:
Esse trabalho é uma produção acadêmica que mostra a problematização da Seca do Nordeste brasileiro, um breve histórico dos períodos de estiagens ao longo da História do Brasil, as políticas de acesso à água no semiárido, os programas e as ações de governo que foram instituídos para combater os efeitos negativos provocados pela estiagem, às políticas públicas instituídas nos governos de Dilma e de Lula e a educação para vivência no campo em períodos de seca. Nos governos de Lula e de Dilma, por exemplo, obtivemos avanços significativos através de políticas públicas voltadas para minimizar a problemática da seca na região do semiárido nordestino, tanto é que o Brasil obteve o reconhecimento pelo Programa Um Milhão de Cisternas, recebendo o Prêmio Sementes 2009, pela Organização das Nações Unidas (ONU), além disso, em 2012, o Brasil já tinha atingido as metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio relativas ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário. Entretanto essas políticas não são suficientes para resolver definitivamente a problemática dos efeitos causados pela seca, necessário se faz que esses programas tenham solução de continuidade para que as suas ações e consolidem e ofereçam condições para que as futuras gerações possam conviver com esse fenômeno da natureza e solução seria investir maciçamente em projetos que viabilizem uma educação para vivência no campo em períodos de seca.
Descrição:
MARINHO, Paulo Cezar. Educação para vivência no campo em períodos de seca. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.