UEPB - Repositório Digital

A educação matemática e a prática docente: um estudo sobre as principais tendências metodológicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Raimundo Alves
dc.date.accessioned 2014-11-17T13:46:46Z
dc.date.available 2014-11-17T13:46:46Z
dc.date.issued 2014-11-17
dc.identifier.issn CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6213
dc.description FERREIRA, Raimundo Alves. A educação matemática e a prática docente: um estudo sobre as principais tendências metodológicas. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Sabemos das dificuldades que permeiam o ensino da matemática, as quais se devem, muitas vezes, ao uso de metodologias inadequadas para o ensino desta disciplina. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar as principais tendências metodológicas para o ensino da matemática na atualidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual recorreu-se a vários teóricos que tratam sobre a temática em estudo, a exemplo de Carvalho (1994), Bicudo, Viana e Penteado (2001), D' Ambrosio (1987), Bienbemgut e Hein, (2000), Bassanezi (2002), Borba(1994), Davis (1991), dentre outros. A pesquisa traz estas tendências metodológicas utilizadas, enfocando a importância da história da matemática e da educação matemática, através de um breve histórico, bem como suas relações com o professor e a sala de aula, mostrando também a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), através dos seus contextos e cenários. Aborda ainda, sobre as demais tendências, as quais são resolução de problemas, Etnomatemática, Modelagem Matemática, os jogos e recreações e suas relações com as Diretrizes Curriculares Nacionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ruth Brito de Figueiredo Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tendências metodológicas em matemática pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject TIC pt_BR
dc.title A educação matemática e a prática docente: um estudo sobre as principais tendências metodológicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta