dc.contributor.author |
Medeiros, Paulo Nóbrega de |
|
dc.date.accessioned |
2014-11-17T13:56:43Z |
|
dc.date.available |
2014-11-17T13:56:43Z |
|
dc.date.issued |
2014-11-17 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 613.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6214 |
|
dc.description |
MEDEIROS, Paulo Nóbrega de. O multiculturalismo na educação física escolar. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A escola e a Educação Física sempre tiveram dificuldades em lidar e abrir espaços para a manifestação e a valorização das diferenças. No trabalho, de caráter teórico, tem como objetivo analisar as interfaces entre a Educação Física escolar e o multiculturalismo, foi realizado uma revisão teórica sobre o assunto, que buscou refletir sobre a prática pedagógica dos profissionais de Educação Física, apontando algumas possibilidades de abordagem. A diversidade cultural é uma realidade que impõe novas responsabilidades à escola. Longe de constituir-se em obstáculo ou problema, o convívio com as diferenças é uma riqueza. A compreensão da escola enquanto instituição comprometida com a promoção do acesso à vida pública para todos os seus frequentadores implica no desenvolvimento de uma trajetória curricular que integre e crie espaços para o conhecimento da história de opressão e que potencialize as vozes das culturas sufocadas ou silenciadas, bem como concretiza estratégias que combatam eficazmente os preconceitos de todas as ordens. Numa sociedade heterogênea, a imersão nesse currículo é também necessária para os alunos pertencentes à classe dominante, pois, a aquisição de conhecimentos sobre outras culturas lhes permitirá desenvolver atitudes de reconhecimento e respeito. A pesquisa é de natureza bibliográfica do tipo qualitativa. A metodologia aplicada consistiu nas leituras dos textos focalizando a prática pedagógica dos profissionais de Educação Física, apontando algumas possibilidades de abordagem da perspectiva multiculturalista. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Nilvanda Dantas Brandão |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação física |
pt_BR |
dc.subject |
Multiculturalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
O multiculturalismo na educação física escolar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |