UEPB - Repositório Digital

O multiculturalismo na educação física escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Paulo Nóbrega de
dc.date.accessioned 2014-11-17T13:56:43Z
dc.date.available 2014-11-17T13:56:43Z
dc.date.issued 2014-11-17
dc.identifier.issn CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6214
dc.description MEDEIROS, Paulo Nóbrega de. O multiculturalismo na educação física escolar. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A escola e a Educação Física sempre tiveram dificuldades em lidar e abrir espaços para a manifestação e a valorização das diferenças. No trabalho, de caráter teórico, tem como objetivo analisar as interfaces entre a Educação Física escolar e o multiculturalismo, foi realizado uma revisão teórica sobre o assunto, que buscou refletir sobre a prática pedagógica dos profissionais de Educação Física, apontando algumas possibilidades de abordagem. A diversidade cultural é uma realidade que impõe novas responsabilidades à escola. Longe de constituir-se em obstáculo ou problema, o convívio com as diferenças é uma riqueza. A compreensão da escola enquanto instituição comprometida com a promoção do acesso à vida pública para todos os seus frequentadores implica no desenvolvimento de uma trajetória curricular que integre e crie espaços para o conhecimento da história de opressão e que potencialize as vozes das culturas sufocadas ou silenciadas, bem como concretiza estratégias que combatam eficazmente os preconceitos de todas as ordens. Numa sociedade heterogênea, a imersão nesse currículo é também necessária para os alunos pertencentes à classe dominante, pois, a aquisição de conhecimentos sobre outras culturas lhes permitirá desenvolver atitudes de reconhecimento e respeito. A pesquisa é de natureza bibliográfica do tipo qualitativa. A metodologia aplicada consistiu nas leituras dos textos focalizando a prática pedagógica dos profissionais de Educação Física, apontando algumas possibilidades de abordagem da perspectiva multiculturalista. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nilvanda Dantas Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject Multiculturalismo pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title O multiculturalismo na educação física escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta