Resumo:
A sociedade atual vive momentos de expressivas modificações em consequência dos avanços tecnológicos que demandam da sociedade. Cada vez mais se busca a necessidade da inclusão digital dos cidadãos e a escola se apresenta como ambiente capaz de fazer imergir tais tecnologias a serviço de uma metodologia de ensino a favor da inserção dos alunos nesta sociedade da informação anulando, assim, as diferenças sociais não pertinentes a esse processo. A inclusão digital é uma necessidade gritante não só para a classe estudantil, mas para a sociedade como um todo, sendo uma forma de aprendizagem onde o indivíduo passa a interagir no mundo das mídias digitais. Baseado nestes preceitos, a presente pesquisa utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário com os alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Malta-PB. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa participante, com a análise dos dados quanti-qualitativa. Ao final do estudo, observamos a necessidade da reflexão sobre os benefícios das tecnologias da informação e comunicação na prática docente, bem como identificamos como as TIC podem melhorar o processo de ensino aprendizagem no que se refere à utilização destes recursos.
Descrição:
MORAIS, Suênia Maria Dias do Nascimento. A inclusão das tecnologias no cotidiano escolar: uma realidade a ser analisada em uma escola pública da cidade de Malta-PB. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.