Resumo:
O presente estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica a qual foi desenvolvida com base no material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos apresentando como tema: “O Professor como Figura Chave na Transformação dos Alunos” e como objetivo: Inovar ás práticas pedagógicas como forma de melhoria para o cotidiano escolar, bem como estimular o interesse dos alunos. O mesmo encontra-se estruturado em dois capítulos e para sua composição foram pesquisados vários autores, são eles: Antunes (2007), Fleury (1994), Freire (1986), Hoffman (2005), Rangel (2005), Rogers (1986) Tapia (2001) Vasconcellos (2005), Werneck (1995) e White (1977). O primeiro capítulo contempla algumas ponderações sobre o Processo Ensino-Aprendizagem. Já o segundo capítulo apresenta a Prática Avaliativa no Ambiente Escolar. Nesse estudo verificou-se através dos autores pesquisados a ideia de que não haverá excelência no processo de ensino-aprendizagem se não houver uma busca permanente por uma excelência nas relações de convivência, no ambiente ou espaço de aprendizagem, entre professores e alunos. É no espaço da convivência, onde se dá a proximidade e a empatia, que o ato de ensinar e aprender se efetiva, ganhando sentido e significado.
Descrição:
JERÔNIMO, Maria do Céu Bidô. O professor como figura chave na transformação dos alunos. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.