UEPB - Repositório Digital

O processo de avaliação na Escola Simeão Leal Itaporanga-PB: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Maria Lúcia de
dc.date.accessioned 2014-11-17T14:06:39Z
dc.date.available 2014-11-17T14:06:39Z
dc.date.issued 2014-11-17
dc.identifier.issn CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6219
dc.description ARAÚJO, Maria Lúcia de. O processo de avaliação na Escola Simeão Leal Itaporanga-PB: um estudo de caso. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho em questão “O processo de avaliação na Escola Estadual Simeão Leal – Itaporanga/PB: um estudo de caso” tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre o processo de avaliação da aprendizagem. Para análise das funções, fundamentam-se os estudos sobre a prática avaliativa do processo educativo nas teorias de Luckesi (2002), Sant’Anna (2005), Caldeira (2006), Silva (2001) e demais educadores que vivenciaram esta prática no sistema educacional escolar. A avaliação vista como diagnóstico da aprendizagem sendo utilizada tanto em descrições qualitativas como quantitativas, sempre foi uma atividade de controle, pois incluem e excluem outros, tornando-se um instrumento de poder e controle constituído pelo sistema educacional. No entanto, deve-se buscar urgentemente, ações pedagógicas reflexivas direcionadas para uma avaliação formativa que proporcione ao educando um melhor desenvolvimento de suas potencialidades. Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar no trabalho de todos aqueles que fazem parte do processo avaliativo dessa instituição escolar, já que na hora de avaliar devem-se tomar medidas de precaução para que não se faça uma avaliação errada do educando, respeitando suas características individuais, conhecendo-o e, a partir disso, decidir o tipo de ajuda que será oferecida e interagir com essa ajuda. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alberto Edvanildo S. Coura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem escolar pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Processo educativo pt_BR
dc.title O processo de avaliação na Escola Simeão Leal Itaporanga-PB: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta