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O trabalho em questão “O processo de avaliação na Escola Estadual Simeão Leal – Itaporanga/PB: um estudo de caso” tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre o processo de avaliação da aprendizagem. Para análise das funções, fundamentam-se os estudos sobre a prática avaliativa do processo educativo nas teorias de Luckesi (2002), Sant’Anna (2005), Caldeira (2006), Silva (2001) e demais educadores que vivenciaram esta prática no sistema educacional escolar. A avaliação vista como diagnóstico da aprendizagem sendo utilizada tanto em descrições qualitativas como quantitativas, sempre foi uma atividade de controle, pois incluem e excluem outros, tornando-se um instrumento de poder e controle constituído pelo sistema educacional. No entanto, deve-se buscar urgentemente, ações pedagógicas reflexivas direcionadas para uma avaliação formativa que proporcione ao educando um melhor desenvolvimento de suas potencialidades. Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar no trabalho de todos aqueles que fazem parte do processo avaliativo dessa instituição escolar, já que na hora de avaliar devem-se tomar medidas de precaução para que não se faça uma avaliação errada do educando, respeitando suas características individuais, conhecendo-o e, a partir disso, decidir o tipo de ajuda que será oferecida e interagir com essa ajuda. |
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